terça-feira, 3 de junho de 2014

SEM VASELINA

E o governo federal parece querer empurrar goela abaixo da população do Tapajós, sem vaselina, a construção de cinco hidrelétricas na região. Comete-se o mesmo erro de Belo Monte: tudo feito às pressas, sem tempo de preparar as cidades para os grandes impactos, principalmente os sociais.

Mas dessa vez a sociedade civil parece não estar disposta a aceitar a imposição da usina. Quer compensações - e muitas - e antes do início da construção das barragens.

Lira Maia vice?

O pré-candidato do PMDB ao governo do Pará, Helder Barbalho, confidenciou a aliados políticos que seu vice será o deputado federal santareno Lira Maia, do DEM. Só não se sabe se Helder estava falando sério ou jogando a informação no ar para sentir e repercussão.

Oferecido

Mas o fato é que Lira Maia vem se oferecendo para ser vice de Helder abertamente. E já teria se reunido algumas vezes com Jader e Helder para tratar do assunto. O problema é convencer o PT. Mas Maia tem um importante argumento: Jatene perderia um importante aliado: Alexandre Von, que no acordo, faria “corpo mole” na eleição.